sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

AUGUSTO NUNES- O Brasil é a Inglaterra na contramão: removeu os alambrados antes de enfrentar a selvageria das torcidas organizadas

Em 1985, a federação de futebol do Reino Unido decidiu que chegara a hora de livrar os estádios dos hooligans, os mais selvagens torcedores do mundo. Por decisão da entidade, os times ingleses foram proibidos de participar de torneios internacionais até 1990. Um a um, os brigões das torcidas organizadas foram identificados, julgados e banidos das arquibancadas. A guerra terminou depois de cinco anos com a vitória dos defensores da lei e da civilização. O triunfo se completou com a remoção dos alambrados de todos os estádios britânicos.
Atormentado por torcidas organizadas que, vistas de perto, são organizações criminosas que se apossaram dos estádios com a conivência dos cartolas, o Brasil tornou-se uma Inglaterra pelo avesso. Embora não exista sequer um esboço de plano para a erradicação das batalhas campais entre torcidas, os dirigentes federais, estaduais e municipais, com o aval das autoridades que cuidam da Copa de 2014, resolveram acabar com os alambrados. O vídeo e as fotos abaixo lembram o que ocorreu em Joinville durante o jogo entre o Vasco e o Atlético.
“O Brasil está muito feliz em receber todos nessa Copa, porque somos um povo alegre e acolhedor”, disse Dilma Rousseff durante o sorteio das chaves da Copa. O palavrório foi desmoralizado pelas cenas apavorantes colhidas no estádio catarinense. São uma amostra do horror que logo fará parte da rotina do futebol brasileiro.
ATLÉTICO PR E VASCO
(Foto: Joka Madruga/Futura Press)
Briga entre torcidas na partida entre Atlético-PR e Vasco
(Foto: Geraldo Bubniak /Fotoarena/Folhapress)
imagens-do-dia-best-pictures-of-day-20131209-21-size-598
(Foto: Carlos Moraes/Agencia O Dia/Reuters)
imagens-do-dia-best-pictures-of-day-20131209-22-size-598
(Foto: Carlos Moraes/Agencia O Dia/Reuters)
01
O lutador de jiu-jitsu identificado como Naíba (de bermuda azul e camiseta) troca socos com um torcedor (Foto: Joka Madruga/Futura Press)
02
Na pancadaria com torcedores do Corinthians, em 11 de agosto, os vascaínos Jonathan Fernandes e Philipe Sampaio (em destaque): os dois também foram filmados brigando em Joinville (Foto: Sergio Lima/Folhapress)
03
Philipe Sampaio na briga com torcedores do Atlético-PR, em Joinville (Foto: Reprodução)
04
Jonathan Fernandes, de camisa branca, pisa em um torcedor do Atlético-PR; à esquerda, o homem identificado como Pierre, líder da torcida Ira Jovem (Foto: Reprodução)
05
Leone Mendes da Silva, conhecido como Curirim, mora na Baixada Fluminense e está preso em Joinville (Foto: Giuliano Gomes/Folhapress)
06
Torcedores do Vasco e do Atlético Paranaense brigam durante o jogo em Joinville, Santa Catarina. No destaque, Marcelo Souza – (Foto: Heuler Andrey/AFP)
vereador
O ex-vereador de Curitiba Juliano Borghetti foi flagrado durante o show de selvageria em Joinville (Foto: Geraldo Bubniak/FotoArena)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores

Arquivo do blog

LIBERDADE COMO NOSSO DOM MAIOR

Ser livre para ir e vir!Pela liberdade de expressão.Pela humanidade contra os pregadores da escuridão que assolam nosso mundo moderno.Democracia verdadeira sempre,não aquela de fachada que persegue quem não compartilha de suas idéias.