quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

CAIO BLINDER- Acerto de contas ao estilo norte-coreano

Da bárbara e reclusa ditadura comunista da Coreia do Norte, uma lição para os tios em qualquer parte do mundo: não confie em sobrinhos com menos de 30 anos. Com a confirmação da execução do tio Jang Song-Thaek, o garotão-ditador Kim Jong-un aparentemente consolida o seu poder, depois de uma fase de transição em que o veterano parente funcionou como mentor.  Ao que tudo indica, o garotão aprendeu com o regente do trono a “executar” o poder com a crueldade que se espera deste tipo de regime.  Aprendizado rápido: na semana que vem, o segundo aniversário da ascensão ao poder de Kim Jong-un.
Difícil dizer que tipo de estabilidade esta suposta consolidação do poder pode trazer num país em que a população morre de fome enquanto o regime investe no seu arsenal nuclear. Talvez não deva ser feita nenhuma grande leitura ideológica do ocorrido. Afinal, a Coreia do Norte é um negócio de família, uma família mafiosa. Foi um ajuste de contas entre gangsters.
De qualquer forma, vale a questão: o que fará a China, o elo de ligação da Coreia do Norte com o resto do mundo? O titio Jang Song-Thaek advogava reformas econômicas ao estilo chinês no seu obsoleto país e era o grande elo de ligação de Pyongyang com Pequim. Se o elo está perdido, podemos especular com uma dose de alarmismo: estamos todos perdidos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores

Arquivo do blog

LIBERDADE COMO NOSSO DOM MAIOR

Ser livre para ir e vir!Pela liberdade de expressão.Pela humanidade contra os pregadores da escuridão que assolam nosso mundo moderno.Democracia verdadeira sempre,não aquela de fachada que persegue quem não compartilha de suas idéias.