segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

A Espanha divulga seu índice de homicídios em 2013 — e vemos que no Brasil se mata 38 vezes mais seres humanos do que lá. Uma vergonha, um horror

Ricardo Setti

Quando seremos um país minimamente civilizados -- que não mate 25 vezes mais do que, por exemplo, a Espanha? (Ilustração: creativeviews.uk)
Quando seremos um país minimamente civilizados — que não mate 25 vezes mais do que, por exemplo, a Espanha? (Ilustração: creativeviews.uk)
O Brasil teve 24,3 homicídios por cada 100 mil habitantes em 2012 (últimos dados consolidados confiáveis).
Sabe qual foi o índice da Espanha em 2013 — dados que acabam de ser fechados?
0,64.
Sim, o índice foi de 0,64 homicídio para cada 100 mil habitantes por ano.
Na Espanha — país que já foi sacudido por uma feroz guerra civil que matou 1 milhão de pessoas (1936-1939) –, país com fama de gente “esquentada”, país atravessando uma brutal crise econômica e social há cinco anos.
E é só fazer a conta para cair sobre nós essa chaga maldita: aqui, ”neztepaiz”, mata-se 38 vezes mais seres humanos do que na Espanha. 
É certo que alguns Estados, como Santa Catarina e São Paulo, chegam perto do índice da ONU acima do qual a prática de homicídios é epidêmica — 10 assassinatos por 100 mil pessoas, por ano. Mas nossos números em geral são uma vergonha, um horror.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores

Arquivo do blog

LIBERDADE COMO NOSSO DOM MAIOR

Ser livre para ir e vir!Pela liberdade de expressão.Pela humanidade contra os pregadores da escuridão que assolam nosso mundo moderno.Democracia verdadeira sempre,não aquela de fachada que persegue quem não compartilha de suas idéias.