quinta-feira, 13 de março de 2014

PEDRO LUIZ RODRIGUES- ALGUÉM PISOU NA BOLA!



A FIFA – por motivação própria ou por recomendação dos marqueteiros planaltinos, ainda não se sabe – riscou a presença e o discurso protocolar da Presidente Dilma Rousseff da cerimônia de abertura da “Copa das Copas”.



Acho isso um absurdo! Eu e gente situada nas cercanias do poder, inconformada por ter sido a Presidente deletada da cerimônia.



Terá sido uma iniciativa espontânea do Joseph Blatter? Para muitos parece improvável. Parece ter dedo de marqueteiro no assunto.



Os que ficaram contrariados com o anúncio feito lembram que na abertura da Copa de 2010, no Orlando Stadium em Johanesburgo, lá esteve o presidente Jacob Zuma, cujo discurso de inauguração foi aplaudidíssimo pelos sul-africanos.



Lembram, também, que em 2006, na mais circunspecta Alemanha, um garboso presidente Horst Köhler não conseguiu dissimular seu encantamento em pronunciar, com poucas palavras, a abertura da Copa, no estádio Allianz Arena.



Em 2002 – quando a Copa foi realizada sob os auspícios do Japão e da Coréia do Sul -, na cerimônia de aberura o primeiro-ministro japonês, Junichiro Koizumi, e o presidente sul-coreano Kim Dae-Jung fizeram belíssimos discursos inaugurais. Ambos foram aplaudidíssimos.



Em 1998, o presidente francês Jacques Chirac foi uma das vedetes da festa da abertura da Copa.



E agora, no “melhor Mundial já visto no planeta” (palavras do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva,em 2010), o Brasil vai ficar mudo?



Dilma Rousseff é, afinal, a Presidente do Brasil. Na minha modesta opinião, ainda que por razões simplesmente protocolares ela não pode se esquivar de comparecer à cerimônia de abertura.



Entende-se que ela não queira fazer um discurso mais encorpado – por temor de que venha a ser interrompido por apupos ou coisas do gênero. Mas pelo menos poderia fazer como Horst Kohler, em 2006, e simplesmente fazer um anúncio bem curtinho, de duas ou três palavras. E pronto! Assim, se houver vaia, quando elas começarem, o discurso já acabou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores

Arquivo do blog

LIBERDADE COMO NOSSO DOM MAIOR

Ser livre para ir e vir!Pela liberdade de expressão.Pela humanidade contra os pregadores da escuridão que assolam nosso mundo moderno.Democracia verdadeira sempre,não aquela de fachada que persegue quem não compartilha de suas idéias.