terça-feira, 25 de março de 2014

Psicanalistas venezuelanos emitem comunicado contra Maduro

Se tem uma área onde há muito esquerdista, esta é a psicanálise. Não deveria, pois há em Freud, pelo que já li, bastante ceticismo e desconfiança em relação à natureza humana, e o próprio socialismo é duramente condenado. Mas, por alguma razão estranha, muito psicanalista se torna relativista moral com inclinações fortemente esquerdistas. Odeiam os Estados Unidos e, como corolário, adoram aventuras autoritárias socialistas.
Fiquei surpreso – e contente – portanto, ao ler o comunicado oficial que a Sociedade Psicanalítica de Caracas enviou a várias associações de psicanálise latino-americanas. Trata-se de um alerta bem firme contra o governo Maduro. Resta saber se nossos psicanalistas mais de esquerda pretendem insistir na defesa absurda do bolivarianismo, aqui no Brasil representado pelo PT, lembrando que a própria psicanálise costuma ser alvo de perseguição dos socialistas quando chegam de fato ao poder totalitário que sempre almejam. Segue:
A Sociedade Psicanalítica de Caracas , em plena conformidade com os princípios éticos de nossa instituição, principalmente em relação ao capítulo de direitos humanos que se aplicam a nós, concordou em fazer a seguinte declaração:
 
Expressamos nossa profunda preocupação com os acontecimentos em nosso país após o início dos protestos civis, que começaram em 12 de fevereiro de 2014 pelo movimento estudantil venezuelano. As inúmeras mortes durante as diversas atividades de rua realizadas em vários municípios da Venezuela, as graves restrições à liberdade de expressão dos meios de comunicação social de massa, as alegações fundamentadas de tortura, abusos e excessos na supressão de tais manifestações, leva-nos a nos manifestarmos contra qualquer ato prejudicial aos direitos humanos e ameaça à integridade física, psicológica e moral dos cidadãos, independentemente da sua tendência política, ideológica, sexual ou religiosa.
Em Caracas, aos dezenove dias de março de 2014.
Rodrigo Constantino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores

Arquivo do blog

LIBERDADE COMO NOSSO DOM MAIOR

Ser livre para ir e vir!Pela liberdade de expressão.Pela humanidade contra os pregadores da escuridão que assolam nosso mundo moderno.Democracia verdadeira sempre,não aquela de fachada que persegue quem não compartilha de suas idéias.