terça-feira, 6 de maio de 2014

Cenário econômico para a América Latina é de incertezas à frente

Denise Chrispim Marin e Márcia De Chiara SÃO PAULO -

Se a primeira década do século favoreceu o crescimento econômico e promoveu as lideranças políticas da América Latina, o cenário de curto prazo para a região não será dos mais fáceis. A queda dos preços internacionais das commodities e a mudança da política monetária americana empurram países latino-americanos a uma encruzilhada. Mesmo com a atividade mais acelerada no México e nos Andes, a América Latina já não vive mais um "superciclo" favorável. Nenhum de seus países vai dispor da mesma margem de manobra macroeconômica que teve para enfrentar a crise financeira de 2008.Nos cálculos do Fundo Monetário Internacional (FMI), a atividade da região deve crescer apenas 2,5% neste ano, principalmente por causa da desaceleração no Cone Sul.

Se confirmado, esse será o pior desempenho econômico da região nos últimos 11 anos. A estimativa da Comissão Econômica para a América Latina (Cepal) para 2014 é um pouquinho melhor, de expansão de 2,8%. Mas essa diferença pouco contribui. "Será o segundo ano seguido de baixo crescimento. A América Latina cresce, mas pouco, o que não é bom", afirmou o secretário executivo adjunto da Cepal, Antonio Prado. Em médio prazo, o cenário trará mais incertezas. O crescimento potencial da região tende a se manter abaixo da média da década passada, nos cálculos da consultoria Eurasia.

A região será mais pressionada pela sociedade e pelo empresariado a expor resultados positivos em termos de aumento de produtividade e de competitividade - o maior desafio da América Latina, nas visões do FMI e da Cepal. Ao mesmo tempo em que serão "convidados" a fazer ajustes para dar sustentação ao crescimento, seus governos serão cobrados pela população a expandir gastos sociais.

Leia mais...http://economia.estadao.com.br/noticias/economia-geral,cenario-economico-para-a-america-latina-e-de-incertezas-a-frente,183675,0.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores

Arquivo do blog

LIBERDADE COMO NOSSO DOM MAIOR

Ser livre para ir e vir!Pela liberdade de expressão.Pela humanidade contra os pregadores da escuridão que assolam nosso mundo moderno.Democracia verdadeira sempre,não aquela de fachada que persegue quem não compartilha de suas idéias.