sábado, 3 de maio de 2014

PESQUISA APONTA PARA SEGUNDO TURNO

Pesquisa Sensus aponta para segundo turno: Dilma, 35%; Aécio, 23,7%; Campos, 11%

Não se confirmaram as piores notícias que se esperavam para a presidente Dilma Roussef - ainda. É que a revista Istoé deste fim de semana traz  pesquisa do Instituto Sensus, que não aponta 31% para Dlma e 27% para Aécio, como se esperava, tudo baseado em fortes boatos desta sexta. De qualquer modo, a pesquisa é a primeira a apontar segundo turno nas eleições presidenciais de 2014.

Dilma Rousseff (PT)           35,0%
Aécio Neves (PSDB)           23,7%
Eduardo Campos (PSB)     11,0%
Indecisos/brancos/nulos  30,4%
. A pesquisa demonstra que enquanto o governo teria 35%, a oposição conseguiria 34,7%, o que configuraria um empate técnico.

. O segundo cenário inclui os candidatos de partidos nanicos. Eis os números:

Dilma Rousseff (PT)            34,0%
Aécio Neves (PSDB)            19,9%
Eduardo Campos (PSB)        8,3%
Pastor Everaldo (PSC)          2,3%
Randolfe Rodrigues (Psol)  1,0%
Eymael (PDC)                        0,4%
Mauro Iasi (PCB)                  0,3%
Levy Fidelix (PRTB)              0,1%
Indecisos/brancos/nulos   33,9%

. A percentagem de brancos e nulos representa um quarto de tudo, o que significa que muita coisa ainda pode mudar, e não propriamente em favor de Dilma. Ou seja: no cenário B, o governo teria 34%, contra 32,4% dos adversários, uma diferença de 1,6 ponto. Como a margem de erro é de 2,2 pontos, também estaria aberta a possibilidade de segundo turno.

. Responsável pela pesquisa, o cientista político Ricardo Guedes aponta um quadro delicado para Dilma e o PT. "Está difícil para a presidente", diz ele. Uma das razões seria a queda da identificação entre os eleitores e o PT. Embora o partido ainda seja o preferido dos eleitores, a identificação caiu de 18% para cerca de 9%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores

Arquivo do blog

LIBERDADE COMO NOSSO DOM MAIOR

Ser livre para ir e vir!Pela liberdade de expressão.Pela humanidade contra os pregadores da escuridão que assolam nosso mundo moderno.Democracia verdadeira sempre,não aquela de fachada que persegue quem não compartilha de suas idéias.