quinta-feira, 1 de maio de 2014

Reynaldo-BH: ‘Não reconheço em Bolsonaro nenhum predicado para pleitear a Presidência. Que seja sempre um deputado’

REYNALDO ROCHA
Sei que devo desagradar a muitos. Vida que segue. Fui conferir os 11.000 comentários de apoio à uma pretensa candidatura do deputado Jair Bolsonaro à presidência da República.
Confesso que me assustei. Por dois motivos.
Primeiro, pelo nome em si. Não reconheço no deputado nenhum predicado para pleitear tal candidatura. Suas (dele) posições políticas são de extrema-direita. Estaríamos trocando um arremedo de ditadura bolivariana por outra, de direita extremada. Seria uma volta a uma ditadura militar, iniciada sem tanques? O destempero dessa figura já nos mostra o quão nocivo para a democracia seria entregar-lhe a chefia de governo.
O segundo ponto ─ ainda mais relevante ─  é o que motiva o surgimento do nome. O esgarçamento da frágil democracia brasileira (acentuado desde que o PT dividiu o país entre nós e eles) leva 11.000 manifestantes (comentaristas) a optar pelo oposto ao que esta aí. Como sempre digo, o PT fez renascer a direita no Brasil. Pior: fez renascer ─ com o sectarismo abjeto que cultuam como mantra ─ a extrema direita. A falta de diálogo, a demonização do adversário, o escárnio dos oponentes, o aparelhamento do estado e o bolivarianismo sindicalista, tudo isso leva uma parcela MAIS DO QUE significativa a esquecer o passado e apostar numa quartelada repaginada. Esta é a herança maldita tantas vezes denunciada.
Nos idos da ditadura militar, buscava-se a substituição de um ditadura de direita por outra, de esquerda. Hoje, dá-se o contrário.
Há um caminho do meio. Há propostas que não sejam ditatoriais ou militaristas. Estas são as que devemos buscar.
Que Bolsonaro seja sempre um deputado. Representa uma corrente de pensamento. E tem o direito de representá-la. Daí a transformar o Brasil numa nova república militaristas, em plena campanha eleitoral, é um desserviço a quem deseja uma democracia representativa e um estado de direito em sua totalidade.
Assusta ver um post com quase 15.000 comentários apoiando quem acredita na força e no revanchismo, olhando pelo retrovisor e não para a frente.
Que me desculpem os amigos deste espaço, todos honestos em seus princípios e valores.
Mas não ficaria em paz comigo mesmo se me calasse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores

Arquivo do blog

LIBERDADE COMO NOSSO DOM MAIOR

Ser livre para ir e vir!Pela liberdade de expressão.Pela humanidade contra os pregadores da escuridão que assolam nosso mundo moderno.Democracia verdadeira sempre,não aquela de fachada que persegue quem não compartilha de suas idéias.