terça-feira, 10 de junho de 2014

Serra deixa longe Suplicy nas pesquisas de intenção de voto — mas ainda não sabe se concorre ao Senado

Ricardo Setti
Política é também coragem e ousadia — e até agora o ex-governador José Serra ainda não decidiu se vai concorrer ao Senado por São Paulo ou à Câmara dos Deputados.
Se for candidato a deputado, é muito provável que Serra, graças ao grande reconhecimento de seu nome e ao eleitorado fiel que conquistou em sucessivas eleições, leve consigo outros candidatos do PSDB e aumente a bancada do partido.
Se optar pelo Senado, porém, a julgar pelo mais recente retrato da disposição do eleitorado — a mais recente pesquisa de intenção de voto divulgada pelo Instituto Datafolha –, poderá finalmente mandar para casa o senador Eduardo Suplicy, do PT, que está há três mandatos consecutivos de 8 anos na cadeira de senador, uma excrecência porque, junto a sua ex-mulher, Marta Suplicy, perfazem uma bancada de 2 dos 3 senadores de um Estado em que o PSDB é amplamente majoritário há 20 anos.
Além do mais, contribuiria para diminuir a vantagem folgadíssima que o PT e aliados mantêm no Senado sobre a atual oposição, junto com outros tucanos que têm este ano grande chance de ser eleitos, como o ex-governador Tasso Jereissati, no Ceará, sem contar que a favorita ao governo do Rio Grande do Sul, senadora Ana Amélia (PP), tem como primeiro suplente o ex-secretário gaúcho do Meio Ambiente José Alberto Wenzel, que é do PSDB.
Serra ostenta 11 pontos de vantagem sobre Suplicy para o Senado, mas a decisão de enfrentar Suplicy — que esteve por um triz de ser derrotado por Afif Domingos, então no DEM e aliado dos tucanos, em 2006 — depende ainda de negociações do governador Geraldo Alckmin sobre quem vai compor sua chapa como candidato a vice e a senador.
O governador negocia com o PSD do ex-prefeito Gilberto Kassab e já conseguiu a adesão do PSB do presidenciável Eduardo Campos, mas a distribuição dos cargos ainda não está definida.
Não parece haver dúvida, porém, de que a maior ameaça à permanência de Suplicy está no ex-governador e ex-presidenciável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores

Arquivo do blog

LIBERDADE COMO NOSSO DOM MAIOR

Ser livre para ir e vir!Pela liberdade de expressão.Pela humanidade contra os pregadores da escuridão que assolam nosso mundo moderno.Democracia verdadeira sempre,não aquela de fachada que persegue quem não compartilha de suas idéias.